domingo, 15 de fevereiro de 2009

Helena Monteiro (2004)

No dia 4 de Agosto comprei no IKEA um roupeiro por módulos com 3,5 m de comprimento.Os passos que tive que dar foram os seguintes: 1º- Na Secção de roupeiros, pedir orçamento, saber se todas as peças estavam disponíveis e fazer a encomenda; 2º - Levar o documento da encomenda à Caixa e pagar; Até aqui tudo bem! O problema começou quando, dada a dimensão do roupeiro, solicitámos transporte e montagem!...O transporte e montagem são solicitados numa zona de atendimento à parte, onde nos informaram, teríamos que tirar 2 senhas, uma para a entrega de mercadoria (?), outra para a celebração de um contrato com o transportador (?). Não percebemos muito bem o que isto queria dizer mas lá fomos... Estivemos 2 horas e meia à espera que nos entregassem a mercadoria!? Mercadoria esta, que, não fazíamos a mais pequena questão de receber, uma vez que não a iamos levar para casa e estava toda empacotada em módulos. Mas este é o procedimento, tem que ser o cliente a levantar a mercadoria e em seguida empurrar os carros com a mesma, até ao balcão de atendimento do transportador (Tertejo) para celebrar o contrato de transporte e montagem.Como ao fim de 2 horas e meia de espera, já se começa a desconfiar de tudo, resolvemos verificar todas as peças que nos foram entregues e apesar de na secção de roupeiros nos terem confirmado que todas estavam disponíveis, estavam peças em falta. A solução avançada quer pelo IKEA quer pela Tertejo foi a do material ficar guardado no armazém da Tertejo até que o IKEA disponibilizasse as peças em falta, sendo que nessa altura, seríamos contactados por ambas as entidades para se combinar a data para entrega e montagem. Pagámos o transporte e a montagem e fomos embora após fazer uma reclamação por escrito no balcão do apoio ao cliente, pelo tempo que nos fizeram perder.No dia 10 de Agosto (Domingo)fui contactada pelo IKEA a informarem que já tinham as peças disponíveis e como tal, marcámos a data para entrega e montagem da totalidade do roupeiro.Como estranhei não ser contactada também pela Tertejo, 2 dias antes da data combinada para a entrega, telefonei-lhes para confirmar.Ainda bem que o fiz porque não sabiam de nada. Não foram informados pelo IKEA de que as peças em falta já estavam disponíveis e que a data de entrega já tinha sido acertada com o cliente...Agradeceram-me e ficou confirmado para daí a 2 dias, uma quinta-feira à tarde, em que lhes pedi para irem cedo uma vez que o roupeiro era grande e que demoraria a montar.No próprio dia de manhã, pelo sim, pelo não e porque se percebia que a incompetência reinava, voltei a telefonar para a Tertejo para me certificar que a entrega estava garantida.No dia da entrega, 12 de Agosto, tarde em que faltei ao emprego para este efeito, aparece-me um funcionário da Tertejo a entregar 2 prateleiras e 3 gavetas (as peças que estavam em falta no início da compra)! Um pouco depois aparece o montador, convencido que vinha colocar as prateleiras e as gavetas num roupeiro já existente.Escusado será dizer que me exaltei bastante.Telefonei para a Tertejo para tentar perceber o que se tinha passado, dei todas as explicações, mais uma vez o nº de contrato, onde vêm especificadas todas as peças a entregar e montar e fiquei à espera que me ligassem para solucionar o problema. O transportador e o montador foram-se embora e eu continuei à espera. Passadas 2 horas, voltei a ligar para saber o que se passava com a restante mercadoria e mais uma vez não sabiam explicar e pediram-me que esperasse, pois a entrega ainda seria feita nesse dia.Escusado será dizer que não me contactaram mais e foi ao meu marido, que lhes ligou já no final do dia, que acabaram por dizer que tinham perdido a mercadoria e que nesse dia já seria impossível fazer a entrega, agendando então para a segunda-feira seguinte,ao final do dia.Na segunda-feira, dia 11, vieram entregar a mercadoria e montar o roupeiro e cúmulo dos cúmulos, ainda faltavam 3 gavetas!...Após uns tantos telefonemas com a Tertejo que tentava ainda nessa noite entregar as gavetas em falta para o roupeiro ficar concluido, mais uma vez não solucionaram o problema e só ontem, dia 16 de Agosto, acabou a saga, com a ida do montador à nossa casa, montar as gavetas que tinham ficado em falta.Só posso entristecer-me com a falta de profissionalismo e incompetência de todas as pessoas envolvidas neste processo e de empresas que era suposto trabalharem em condições dada a sua estrutura e nome.Terá sido por nos encontrarmos no mês de Agosto? Mês em que por norma o País pára?Neste caso, como em tantos outros, o barato saiu caro!

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